
Quem passa ou já passou pela experiência de ter um animal de estimação sabe o prazer que a sua companhia traz. Mas por que esses bichinhos são tão queridos e, hoje, tornaram-se tão importantes na vida de muita gente?
Eles são fofinhos, carinhos e considerados, por muitos, fiéis companheiros de todas as horas. Não seria exagero falar que, com frequência, um homem é mais próximo de um animal doméstico do que de outro ser humano. Basta navegar pelos perfis das redes sociais de amigos, parentes e conhecidos. A todo momento você vai encontrá-los recebendo declarações de amor ou até mesmo disputando espaço com fotos de entes queridos. Como explicar esse amor extremo pelos nossos bichinhos de estimação, que faz com que grande parte deles se torne quase um membro da família?
Para o veterinário da PUC Minas em Betim Vitor Márcio, a doçura e a fidelidade dos animais podem ser um dos motivos dessa relação de amor entre homens e bichos. “Eles demonstram afeto sem medida. São dependentes dos nossos cuidados. Essa aproximação estimula sentimentos nos seres humanos, que compreendem o valor da vida de cada animal como único e, por isso, especial”.
O veterinário Bruno Galli também concorda. Segundo ele, essa relação é antiga e está sendo aprimorada há séculos. “Ao longo da história da humanidade, os animais sempre estiveram junto das comunidades. Eles sabem conseguir o que querem. Sempre estão à disposição, sem se importar com os problemas dos humanos. Querem apenas carinho e atenção”, salienta.
Animais


